Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Afastamento do local de trabalho da mulher vítima de violência doméstica

Publicado por Lis Mattos Alves
há 4 anos

Dentre os diversos benefícios da Lei Maria da Penha, há o estabelecimento de medidas assistenciais para que a vítima de violência doméstica possa se sentir segura e protegida ao denunciar o acusado.

Tais medidas assistenciais envolvem o atendimento policial e pericial especializado, adotando medidas para que a vítima se sinta menos desconfortável ao realizar a denúncia.

Ademais, há também a preocupação com a recuperação psíquica da vítima, garantindo a sua inclusão em programas assistências do governo, das quais destaco o direito ao afastamento do local de trabalho por até seis meses (art. , Lei nº 11.340/2006).

Todavia, apesar da existência dessa garantia em nosso ordenamento jurídico, não existe norma que regulamente de forma efetiva esse direito.

Recentemente, o STJ[1] publicou importante julgado sobre o tema em foco (Informativo nº 655), firmando a tese de que o “a natureza jurídica do afastamento por até seis meses em razão de violência doméstica e familiar é de interrupção do contrato de trabalho, incidindo, analogicamente, o auxílio-doença, devendo a empresa se responsabilizar pelo pagamento dos quinze primeiros dias, ficando o restante do período a cargo do INSS.”.

Asseverou ainda que, “Diante da omissão legislativa, devemos entender que, como os casos de violência doméstica e familiar acarretam ofensa à integridade física ou psicológica da mulher, estes devem ser equiparados por analogia, aos de enfermidade da segurada, com incidência do auxílio-doença, pois, conforme inteligência do art. 203 da Carta Maior, "a assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social". Neste caso, ao invés do atestado de saúde, há necessidade de apresentação do documento de homologação ou determinação judicial de afastamento do trabalho em decorrência de violência doméstica e familiar para comprovar que a ofendida está incapacitada a comparecer ao local de trabalho.”.

Assim, o afastamento da mulher vítima de violência doméstica deverá ser tratado como hipótese de auxílio-doença, ficando sob responsabilidade do INSS decidir sobre a “necessidade” do afastamento da vítima.

Ocorre que, apesar da novidade jurisprudencial ser de grande relevância, ainda é de se questionar a eficácia da garantia constante no art. , § 2º, II da Lei Maria da Penha, haja vista que os critérios adotados pelo INSS são bastante questionáveis, bem como tem sido regra a judicialização dos benefícios previdenciários.


[1] STJ. 6ª Turma. REsp 1.757.775-SP, Rel. Min. Rogerio Schietti Cruz, julgado em 20/08/2019 (Info 655).

  • Publicações18
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações141
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/afastamento-do-local-de-trabalho-da-mulher-vitima-de-violencia-domestica/784909715

Informações relacionadas

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

STJ: a natureza jurídica do afastamento em razão de violência doméstica de interrupção do contrato de trabalho

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)