Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Inclusão da COVID-19 na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho

Publicado por Lis Mattos Alves
há 4 anos

Após a edição da MP 927/2020, que continha dispositivo afirmando que a contaminação pelo covid-19 não seria considerada como ocupacional, salvo comprovação de nexo causal, diversas foram as discussões jurídicas sobre o dispositivo, originando, inclusive, ajuizamento de diversas ações diretas de inconstitucionalidade.

Assim, o STF, em 29 de abril de 2020, entendeu, em caráter liminar, suspender a vigência do referido dispositivo, haja vista que a presunção legal do ônus da prova estaria desfavorável ao trabalhador, já que seria extremamente dificultosa a realização desta prova.

Ocorre que, em razão do termino do período de vigência e da ausência de conversão da MP 927/2020 em lei, em 05 de agosto de 2020, o STF julgou extintas as ações diretas por perda de objeto.

Dessa forma, hoje, não temos dispositivo legal que estabeleça qualquer presunção desfavorável ao trabalhador para a hipótese de caracterização da contaminação pelo covid-19 como doença ocupacional.

Por fim, imperioso destacar que, em 01 de setembro de 2020, fora publicada a Portaria n. 2.309, de 28 de agosto de 2020, incluindo a covid-19 como doença que pode ser relacionada ao trabalho, o que não generaliza a covid-19 como doença ocupacional, mas, de certa forma, afasta a presunção negativa para a parte mais vulnerável da relação.

  • Publicações18
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações83
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inclusao-da-covid-19-na-lista-de-doencas-relacionadas-ao-trabalho/920724302

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito boa a explanação 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 continuar lendo